Vemos acontecer na maioria dos grupos de louvor, uma cobrança de espiritualidade e capacitação centralizada no líder do grupo, como se somente ele fosse um "MINISTRO" e os outros apenas cantores, músicos e operadores. Tenhamos um entendimento maior da responsabilidade de cada um e da força de um grupo de verdadeiros MINISTROS.
N.T.- diakonos – alguém que executa os pedidos de outros, especialmente de um mestre, servo, atendente, ministro.
Ministro- A.T.- sharath – ministrar, servir, estar a serviço de; shareth – ministração, serviço religioso, serviço no tabernáculo.
Todos os que exercem o ministério, são denominados Ministros.
"Ministros da música” são todos aqueles que exercem este serviço através da música, sendo eles, líderes, cantores, back vocais, instrumentistas e operadores que participam do momento da ministração. Um grupo de ministros funciona como engrenagens, na qual, cada uma tem seu papel fundamental (função) para que tudo flua adequadamente e se cumpra de fato o propósito final, que é: servir a igreja através da música. Se cada componente se conscientizar de sua responsabilidade e se associar ao grupo com o mesmo coração e objetivo, imagine você o que experimentaremos nos nossos momentos de louvor e adoração a Deus, juntamente com a congregação.
Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade como homens enviados por Deus. Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo. Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.” 2 Coríntios 3:3:4-6
Através de seus ministros, o Senhor exala a fragrância do seu conhecimento. Servimos pessoas exalando o bom perfume de Cristo, sendo instrumentos de Deus para que Ele mesmo os atraia para si.
O ministro deve caminhar em santidade e honestidade não se embaraçando com as coisas deste mundo. Cumprimos um papel digno diante de Deus e dos homens.
O próprio Deus é aquele que capacita, habilita e estabelece Seus ministros.
Ministros de uma Nova Aliança, a qual é fundamentada no amor, graça e justiça de Deus. Como ministros da Nova Aliança exercemos o sacerdócio de todos os cristãos, nos tornando aptos a nos apresentar diante Dele, adentrar em Sua presença e ministrar diretamente a Deus através de Jesus. Desta maneira cumprimos o serviço na casa do Senhor, inspirando e edificando a vida dos nossos irmãos através da nossa conduta, palavra e canções.
Conclusão: O ministro da casa do Senhor é um servo, instrumento nas mãos de Deus para a proclamação do Evangelho, sendo conduzido, estabelecido e capacitado pelo próprio Deus para o exercício do Ministério na casa do Senhor. Ele inspira as pessoas exalando a fragrância de Cristo, ou seja, se tornando parecido com Jesus e assim influenciando neste caminho. Somos um grupo de servos estabelecidos por Deus para o exercício do Ministério na casa do Senhor através da música.