Nós podemos cantar qualquer tipo de cântico quando nos reunimos? Não
Como um cântico congregacional deve ser?
A prática do canto deve ser seriamente considerada à luz da Escritura.
Um cântico congregacional deve focar em Deus
Deus deve ser o centro da nossa adoração; portanto, Deus deve ser o centro dos nossos cânticos.
Um cântico congregacional deve ser bíblico
Os cânticos da igreja devem ser construídos sobre a palavra de Deus, moldados por ela e saturados por ela. Cantar é um modo singular de fazer a palavra de Cristo habitar ricamente em nós (Colossenses 3.16).
Um cântico congregacional deve apontar para o evangelho
Os contornos do evangelho devem moldar a nossa hinódia. Nós devemos “proclamar a sua salvação” (v. 2), de modo que o evangelho ressoe como o tema dos nossos cânticos. Se nós estamos convencidos da primazia do ministério centrado no evangelho, devemos certamente praticar o canto centrado no evangelho. Os cânticos de nossas igrejas devem ser fluentes no evangelho.
Um cântico congregacional deve ser congregacional
O cântico cristão não é feito para pôr em destaque uns poucos talentosos, mas para incluir as vozes dos muitos. A participação congregacional protege a assembleia da ostentação e pompa, e provê o ambiente para uma resposta exultante e cheia de graça à revelação de Deus.
Um cântico congregacional deve ser evangelístico
No mesmo fôlego, nós cantamos o amor e a ira de Deus. Nas mesmas melodias, nós declaramos a sua santidade e o grave efeito do pecado. Cristo é o rei que virá julgar o mundo com justiça e os povos, consoante a sua fidelidade. Nós dizemoss entre as nações: “Reina o SENHOR” na esperança de que homens e mulheres se arrependerão do pecaddo e confiarão em Cristo.
Uma prática santa
A igreja recebeu um cântico para cantar, e Cristo é o seu autor, a sua substância e o seu alvo.
Os cânticos de uma igreja não são um mero preâmbulo do sermão. O canto não existe para preencher o tempo e aquecer a congregação. O canto é uma prática santa. Nós cantamos porque Deus nos ordenou, e os nossos cânticos devem encher de deleite os nossos corações.