Mateus 9:16-17
Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.”
Quando decidimos por Jesus, nos tornamos novas criaturas porque a natureza do próprio Deus nos é dada, substituindo a natureza do pecado que tínhamos herdado de Adão. Esta transformação milagrosa acontece apenas no mundo do espírito e nós não temos a mínima interferência sobre ela. Nada do que façamos ou deixemos de fazer pode modificar isso.
A Palavra diz que não se deve colocar um remendo novo em um pano velho. Da mesma forma, não se deve colocar vinho novo em um odre velho. Ela diz que, se esta mistura for feita, estraga-se o item em questão e ele não servirá para uso.
Quando Deus entra em nossas vidas, Ele vem para transformar todo o nosso ser! Deus não nos remenda, não faz um conserto, não dá uma melhorada para disfarçar o nosso estado anterior – seu caráter generoso e bondoso anseia por fazer tudo novo em nós!
A natureza espiritual é transformada por Ele, mas outras coisas em nós precisam da nossa cooperação. Portanto, não seja você mesmo a impedir a total transformação que Deus tem planejada para sua vida.
Não se prenda a coisas do passado – pensamentos, ideias, rancores, hábitos, planos, palavras, atitudes erradas, dores. Esteja disposto a deixar tudo para trás porque o que Deus tem para você hoje é muito mais completo, prazeroso e perfeito.
O vinho novo do Senhor (a sua alegria) aguarda que você queira ser um odre novo, pois ele está pronto para ser despejado com muita abundância na sua vida!