Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.” - Habacuque 3:17-18
Esta passagem fala sobre viver pela fé, embora a palavra “fé” não apareça em lugar algum.
Veja que incrível o que Deus nos ensina: não precisamos ter as coisas indo bem ao nosso redor para que nos alegremos.
A alegria não é um sentimento que vem em consequência de coisas boas que acontecem conosco. É claro que ficamos alegres nestes momentos de realização também, mas a alegria em Deus é uma decisão tomada com base na nossa crença porque sabemos que o nosso Deus cuida de nós e nos dará a vitória.
A nossa alegria não é compreendida pelo mundo - nem é para ser -, mas é vivida por quem consegue sobrevoar as nuvens e ver o sol, apesar de ser um dia de tempestade.
Deus é o mesmo independentemente dos dias bons ou maus, e Ele cuida de você. Não deixe roubarem de você a alegria verdadeira que só quem entregou a sua vida ao Senhor conhece.
Você pode usufruir desta alegria ainda hoje, aí em seu lugar, onde quer que você esteja. Basta concentrar-se em Deus, no seu amor por você, lembrar das suas promessas, lembrar daquilo que te dá esperança. Concentre-se no melhor de Deus e não naquilo que parece faltar a você.
Acredite, você pode ser alegre apesar de todas as coisas tristes que está passando. Não sou eu quem falo, é o próprio Deus. Por isso, alegre-se e exulte no Deus da sua salvação!