Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.” - Daniel 2:20-22
Daniel, o homem que foi colocado em uma cova junto com leões e sobreviveu ileso, confiava em Deus. Ele tinha certeza que Deus poderia mudar qualquer coisa em seu favor porque conhecia o Deus em quem cria.
De onde você acha que ele adquiriu tanta ousadia, a ponto de saber que Deus poderia mudar o tempo e as estações; poderia mudar governantes; poderia capacitar pessoas com uma inteligência e sabedoria sobrenaturais? De onde veio a coragem de Daniel, que não se desesperou quando foi colocado contra a parede, sendo praticamente obrigado a se dobrar diante de outros deuses e, ainda assim, manteve-se obediente a Deus?
Ao olharmos este e outros personagens bíblicos e os considerarmos tão inspiradores para nossa fé, devemos ter a consciência que ninguém chega no ponto que Daniel chegou do nada. A coragem, ousadia e fé são fruto de uma vida de relacionamento com Deus constante. Se Daniel orasse ou lesse a Palavra apenas aos domingos, ele seria um homem fraco e inconstante espiritualmente, mas a Bíblia nos conta que ele orava três vezes por dia!
No país em que vivemos, não seremos presos junto com leões em uma jaula, mas teremos que lutar com estes mesmos “leões” no mundo do espírito, onde não os vemos.
Ainda hoje, para sairmos vitoriosos das situações e com o prêmio que temos por direito, é preciso andar de forma corajosa e ousada em Deus, mas isso só é possível se você buscar ter também esse relacionamento real com Deus. Só assim, na hora das batalhas, você estará certo que nada nem ninguém poderá te derrotar, pois, da mesma forma que foi com Daniel, Deus fechará a boca dos leões em sua defesa!