E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.”
Romanos 5:3-5
Se fizéssemos uma pesquisa com a pergunta: “Você quer receber o que espera sem fazer nenhum esforço ou tendo que se esforçar?”, qual resposta você acha que seria mais votada?
Mas atenção: quando me refiro a esforço, não estou falando de algo natural, como adquirir habilidades intelectuais ou de força física, mas do esforço de manter viva a nossa fé.
Vamos ser sinceros: seria muito confortável recebermos as nossas respostas de forma automática, mas isso não nos faria crescer, pois não haveria espaço para exercitarmos aquilo que cremos e este exercício é fundamental para a nossa vida.
Se malhamos o corpo, ficamos fortes, dispostos e sarados; mas, se não malhamos o nosso espírito, como ele fica?
São as lutas e as oposições; o posicionamento em fé, a perseverança e as confissões certas sobre as adversidades que fazem de nós desfrutar da vitória que Jesus conquistou para nós. Sem passarmos por oposições, como seremos chamados de vencedores?
Todas as coisas que acontecem são usadas por Deus para um propósito. Mas não caia no erro de achar que o Senhor gera problemas como doenças ou falência para que aprendamos algo com eles, não. Muitas situações difíceis que passamos foram criadas por nós mesmos ou pelo inimigo; mas Deus, que é bom e misericordioso sempre, aproveita cada uma delas para nos ensinar que, sobre todas as coisas e apesar de todas as coisas, Ele é Deus e nos salvará em meio às tempestades!
Esforce-se para manter viva a chama da sua fé e deixe o resto com o Senhor. Nos momentos bons ou maus, Ele está sempre ao seu lado te impulsionando para que você supere os seus limites.