Se Deus fizer ou não fizer continuará sendo Deus.
Vitórias, derrotas, sofrimentos e glórias também fazem parte do vocabulário e vontades divinas.
Os profetas, o próprio Jesus e seus discípulos foram e são acometidos por situações variantes.
O apóstolo Paulo foi catedrático em descrever algumas de suas lições a esse respeito:
1) II Cor. 12:7 - O sofrimento humano é inevitável: Todos nós não estamos livres de viver problemas físicos e/ou emocionais nesta vida.
2) O espinho na carne: Lutero afirmava ser as perseguições, Calvino as tentações e outros estudiosos dizem ser doenças, dores ou deficiências visuais.
3) II Cor. 12:8,9 - A oração e a soberania: Deus sabe o que é melhor para nós antes mesmo de abrirmos a boca e nem sempre fará o que pedimos, seja pelo sofrimento ou espinho, assim como fez com Paulo que orou por três vezes insistente e especificamente, poderá nos fortalecer para superar, para suportar ou escolher pela nossa própria força sucumbir.
4) II Cor. 12:9 - O sofrimento pedagógico: A vida é professora implacável da lição e da prova, mas de Deus vem a aprovação ou a reprovação. Deus tem propósito em tudo que faz e além das causas não desperdiça sofrimentos na vida dos seus filhos. Se Ele não remove o espinho é porque está trabalhando em nós para depois de aprovados trabalhar através de nós. Afirma: Charles Spurgion.
5)II Cor. 12:1-7 - O sofrimento é passageiro:
Como águia devemos desenvolver nossa salvação e com visão panorâmica olhar o céu e triunfar diante das nossas limitações terrenas, lembrando que o nosso consolo vem de Deus que é eterno. A dor e a frustração vão passar, mas a verdade de Deus prevalecerá. A caminhada aqui pode ser difícil, o caminho estreito, inimigos serem muitos, O espinho na carne doer, mas a graça de Deus é bastante para aperfeiçoar e fortalecer a mim e a você.
Oremos para que Deus nos ensine a:
A) Pobreza de Espirito / B) Chorar
C) Humildade / D) Ter sede de justiça
E) Ser misericordiosos / F) Puros de coração
G) Pacificadores / H) Ser perseguidos.
E assim seremos mais felizes. Amem!