1ª Pedro 1:13-16
V.13- Portanto, preparem sua mente para a ação e exercitem o autocontrole. Depositem toda a sua esperança na graça que receberão quando Jesus Cristo for revelado.
V.14- Sejam filhos obedientes. Não voltem ao seu antigo modo de viver, quando satisfaziam os próprios desejos e viviam na ignorância.
V.15- Agora, porém, sejam santos em tudo que fizerem, como é santo aquele que os chamou.
V.16- Pois as Escrituras dizem: “Sejam santos, porque eu sou santo”
Introdução:
Fomos salvos das nossas paixões para vivermos uma vida consagrada em santidade longe das agruras deste mundo perverso onde se protagoniza a mentira em lugar da verdade, a injustiça em lugar da justiça e a perversidade em lugar de santidade. É o que usa o enganador para confundir a mente de pessoas desavisadas e descompromissadas com a palavra de Deus.
Afinal em Oseas 4:6 - Deus nos fala que o povo sem conhecimento tende a perecer facilmente.
A palavra que chegou até nós está agora em todo tempo e lugar sendo revelada ao coração sedento, então o que falta para sua aplicação no nosso dia a dia.
Entender que pela virtude do plano divino devemos viver dignamente como salvos por Cristo e comprados pelo seu sangue estamos compromissados em servi-lo com alegria observando a:
1 - Sã doutrina que produz ética
2 – Teologia que produz vida abundante.
3 – Santidade que revela Deus.
Como:
Perseguindo a santidade desde a conversão até a glorificação:
V.13- Portanto, preparem sua mente para a ação e exercitem o autocontrole. Depositem toda a sua esperança na graça que receberão quando Jesus Cristo for revelado.
A – 13ª: Preparando nossa mente olhando para Jesus o autor e consumador da nossa fé, não permitindo que nada nos tire desse foco.
B – 13b: Mantendo-nos sóbrios e alertas no pleno domínio de nossas capacidades racionais.
C – 13c: Esperando na graça de Deus, ela sempre nos bastará em qualquer que seja o momento ou circunstancia.
V.14- Sejam filhos obedientes. Não voltem ao seu antigo modo de viver, quando satisfaziam os próprios desejos e viviam na ignorância.
D – 14: Tenhamos cuidado de não nos tornarmos mais prisioneiros do pecado, somos nova criatura, temos nova mente, novo coração, nova vida com abundancia.
V.15: Agora, porém, sejam santos em tudo que fizerem, como é santo aquele que os chamou.
V - 16: Pois as Escrituras dizem: “Sejam santos, porque eu sou santo”
E – 15, 16: A santidade é uma das principais características do verdadeiro adorador e deve abranger todas as áreas de sua vida, porque quem o chamou é santo e todo seu ser tem que ser controlado pela santa palavra de Deus.
Conclusão:
Hebreus 12:14 –“segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus”...
O reino de Deus não está tão longe quanto parece, podemos pela fé vive-lo aqui de modo avivado entre nós se o buscarmos de todo nosso coração, mas é preciso também revelá-lo ao mundo (Tomé) que precisa vê-lo para crer através das atitudes de obediência ao nosso Rei Jesus que podemos alcançar a santidade pelo conhecimento da palavra de Deus aplicada...
Em Mateus 5:3-11 “...As bem aventuranças nos dizem que felizes são os chorões, pacificadores, perseguidos, injuriados, todos esses que vivem em autonegação se tornam sal, luz e são arrebatados pelo reino de ponta a cabeça glorificando o nosso Pai que está no céu ...”
Então oremos o Pai nosso meus irmãos.