Aprendendo com Estevão imitando a Jesus.

Atos 6: 1-15, 7: 53-60

1 - Tempos difíceis exigem atitudes acertadas:

*Tudo de bom acontecia a mil maravilhas na igreja primitiva quando observaram um problema de provisão nas mesas dos pobres e viúvas necessitadas. Os apóstolos que se dedicavam a oração e a palavra, levantaram e consagraram entre eles líderes auxiliares excelentes e atuantes.

Porem mesmo com tudo transcorrendo dentro da normalidade, a igreja crescendo de vento em popa, alguns discípulos não tão cristãos assim, continuaram alimentando suas ansiedades  polemicas migrando para o transbordar, que tomando proporções extremas aliadas aos opositores externos, culminaram no ato horrendo de assassinato contra Estevão, um dos seus próprios excelentes escolhidos.

Façamos como Paulo em: Hb.12:1

Constantemente passamos por dificuldades convivendo neste mundo com disfunções visíveis e invisíveis que tão de perto nos rodea investindo contra nossa saúde total.

Precisamos vigiar e orar pois neste universo de incertezas estão incluídos os constantes ataques espirituais e carnais que o sistema maquina tramando mentiras e injustiças contra os estatutos e o povo de Deus.

2 - Neste cenário caótico, o reino de Deus exige igrejas excelentes.


Que vivam em amor, justiça e retidão.

Ora, o cotidiano da igreja é assim, como corpo de cristo somos formados e cada membro foi chamado para exercer sua função amando e respeitando uns ao outros.

Fomos justificados para dar a Deus a primazia e servi-lo com prazer e alegria, tendo uma das principais funções o exercício do ministério reconciliador entre o homem e Deus para conviver na família em amor num ambiente saudável edificando sobre a Rocha com justiça e retidão, rejeitando todo orgulho, soberba e ansiedade no coração.

Empenhados devemos estar todo tempo preocupados em dar as mãos e entregarmos a Deus:

A) Nossa melhor adoração.

B) Numa calorosa comunhão.

D) Maior serviço cristão.

E) Em eficaz missão.

C) Com sólida edificação.

Se fraquejarmos, será na omissão que vacilaremos a preposição.


Que preguem com amor o evangelho de poder.

*O inimigo e seus emissários estão empenhados na missão de roubar, matar e destruir, porem nós estamos nas mãos de Deus empenhados e focados em desfazer as obras do diabo porque sabemos que as portas do inferno não podem prevalecer contra a igreja de Jesus.

Paulo um pouco mais a frente de Estevão escrevendo suas cartas rogava as igrejas que falassem a mesma língua, mas para tal seus membros precisam estar dispostos a refletir Jesus em todos os seus aspectos.

3 - Formada por filhos irrepreensíveis de obras irrefutáveis e palavras irresistíveis:


(Atos 6:3)

A) - Que tenham bom testemunho.

B) - Sejam cheios do Espirito.

C) - Sejam sábios.


(Atos 6:8)

E) Sejam cheios de Graça

F) Sejam cheios do poder de Deus


(At.6:10)

C) - Falem com unção e o domínio do conhecimento.


(Atos 7:60)

*Estejamos preparados para servir com alegria,

*Se afrontados não nos render a doutrinações errôneas,

*Defender o que é certo mesmo sendo apedrejados, perdoar e abençoar ainda assim,

*Pois pra quem de Deus recebeu fé, a vida nunca terá fim.

*Mais que aprender com Estevão a ser luz, sejamos imitadores do nosso mestre Cristo Jesus.

Filipenses 2:5

SEJA BEM VINDO, DEUS NOS ABENÇOE