O PODER DA ADORAÇÃO EM COMUNIDADE

REFERÊNCIA BÍBLICA: “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Sl 51.17).
EXPOSIÇÃO DO TEXTO: O Salmo 51 é um texto escrito em confissão do pecado que Davi tinha cometido. Davi percebe o seu pecado e chora por ele. O rei mostra seu quebrantamento e arrependimento, pois sabe que Deus é misericordioso e perdoador quando alguém genuinamente se arrepende. Mais do que sacrifícios, Deus atenta para um coração quebrantado e contrito.
DISCUSSÃO:
1- Qual a sua motivação de estar no GC?
2- Antes de orar ou adorar a Deus você confere se sua vida está em coerência com sua adoração?
CONTEXTO: o apóstolo Tiago diz que “Deus resiste ao soberbo, mas dá graça aos humildes” (Tg 4.6). Repare que Ele não diz que Deus dá graça aos que oram, adoram, jejuam e vão aos cultos, mas aos humildes. Não que essas práticas sejam erradas, mas, sem um coração humilde, quebrantado e contrito, elas não valem nada. Deus não vê como o homem, Ele vê o coração. Muitas pessoas levantam a voz para orar, mas o coração está cheio de soberba. Vão aos cultos, contudo o coração está em casa. Honram a Deus com os lábios, mas o coração está distante Dele. Precisamos congregar e estar na igreja, mas para que nossa adoração em comunidade seja poderosa precisamos atentar não apenas para o que fazemos e, sim, para o estado do nosso coração. Neste estudo vamos enfatizar três estados de coração que nos tornam irresistíveis para Deus.
1- CORAÇÃO QUEBRANTADO E CONTRITO: Davi, quando confrontado a respeito do seu pecado, não endureceu seu coração. Ele não fingiu estar tudo bem. Ele quebrantou o coração. Ser quebrantado é ser sensível àquilo que entristece a Deus. É chorar com o que faz Deus chorar e jamais rir do que O faz chorar. Um coração quebrantado sabe que não é perfeito, mas procura sempre confessar seus pecados e deixar o sangue de Jesus passar por eles. Homens quebrantados e contritos não são hipócritas em achar que, só porque estão na igreja, Deus aprova os pecados que fazem em secreto.
2- CORAÇÃO CHEIO DE FÉ: a Bíblia nos ensina que: “Ora, sem fé é impossível agradar-Lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam” (Hb 11.6). Ela não diz que é sem oração, jejum ou adoração, mas que sem fé é impossível agradar a Deus. Oração, jejum e adoração podem ser demonstrações de fé, mas nem sempre aquele que as faz está de fato crendo em Deus. Conheço pessoas que oram por tradição e não creem que Deus atenderá. Adoram, mas muitas vezes não acreditam que Deus está presente. Para sermos salvos precisamos confessar e crer no coração (Rm 10.9). Apenas a confissão não é suficiente. Se seu coração está descrente, ouça a Palavra de Deus. A fé vem por ouvi-la (Rm 10.9). Quando nosso coração está cheio de fé, agradamos em cheio o nosso Deus. Quando abrimos a boca sabemos que Ele está presente e vamos experimentar a recompensa que vem Dele.
3- CORAÇÃO ENTREGUE: “Porque, quanto ao Senhor, Seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-Se forte para com aqueles cujo coração é totalmente Dele” (2Cr 16.9). Ter um coração totalmente Dele é ter uma disposição interna voltada para Sua soberana vontade e para quem Ele é. Pessoas assim estão sempre se perguntando se o que fazem agradam a Deus. Estão sempre voltadas a darem glória a Deus por tudo que fazem. Elas não estão ocupadas consigo mesmas, mas em honrar a Deus. O modo como trabalham, estudam e se relacionam com os outros tem uma constante atenção ao que a Palavra de Deus diz.
CONCLUSÃO: se mantivermos um coração quebrantado, contrito, cheio de fé e entregue ao Senhor, Deus Se mostrará forte em nossas reuniões. Há poder em nossa adoração em comunidade, desde que ela não seja apenas um ritual, mas um gesto de coração.
APLICAÇÃO: ore a Deus confessando algo que você tenha feito de errado, crendo no perdão e na misericórdia de Deus por sua vida. Peça a Ele para sondar o seu coração e ajustar as suas motivações.

SEJA BEM VINDO, DEUS NOS ABENÇOE