Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”- Filipenses 4:6-7
A ansiedade nunca resolveu o problema de ninguém; ao contrário, diversos problemas são causados quando estamos ansiosos.
Eu sei que muitos dirão que não conseguem controlá-la; pois, quando percebem, já estão roendo as unhas, tendo taquicardia e falta de ar, não conseguindo se concentrar, com fome demais ou sem apetite, perdendo o sono, estressados. Agora, repare apenas nestes poucos itens que eu acabei de citar. O que Deus tem a ver com eles? Nada. Nada disso vem dEle.
Deus fez questão de registrar na Bíblia algo importante sobre esse assunto porque Ele sabia que o ser humano passaria por várias pressões e sabia também qual seria a tendência do seu comportamento: se preocupar, perder a sua paz, se desequilibrar.
Se você analisar a frase aos Filipenses, verá que ela não é uma sugestão; é uma ordem. Como é possível não ficar ansioso com tantos problemas acontecendo ao mesmo tempo?
Você precisa se lembrar de algumas coisas importantes: Deus, intencionalmente, nos criou limitados, portanto, dependentes dEle; Jesus nos avisou que viveríamos aflições, mas disse que Ele venceu o mundo; temos um inimigo derrotado e fomos feitos vitoriosos pelo sangue de Jesus; e, por último, a ansiedade é um espírito maligno e, sendo assim, se você abriu a porta da sua vida para ela, feche-a agora mesmo!
Sofrer por causa da ansiedade é um comportamento que você aprendeu e repete, mesmo sem perceber. Agora, é hora de exercitar um outro comportamento: o da fé. Deus nos convida a confiarmos que Ele mesmo está cuidando de nós. Nós não podemos cuidar de nada melhor do que Deus pode. Então, confie nEle, rejeite em nome de Jesus a ansiedade que te consome, entregue ao Senhor os seus problemas e agradeça pelo cuidado dEle com você.
A paz verdadeira, que as pessoas não compreendem, encherá a sua vida a ponto de você enxergar tudo de forma diferente, mesmo que as pressões externas ainda não tenham acabado.