A importancia do nosso calendário cristão:

Em toda Bíblia

Na eternidade:

cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,

conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós. 1 Pedro 1:19,20

No Éden após o sétimo dia:

Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15

700anos A/C

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; Isaías 9:6

1-33 No Advento

O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo:

é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

Lucas 2:10,11


1566 - A SEGUNDA CONFISSÃO HELVÉTICA

As festas de Cristo e dos santos. Ademais, se na liberdade cristã, as igrejas celebram de modo religioso:

A lembrança do nascimento do Senhor,

a circuncisão,

a paixão,

a ressurreição

sua ascensão ao céu,

bem como o envio do Espírito Santo sobre os discípulos,

damos-lhes plena aprovação.

1699 - SÍNODO DE DORT

“Além do Domingo, as congregações também observarão:

o Natal,

a Páscoa

o Pentecostes.

Congregacionalismo Brasileiro

A origem da UIECB está no trabalho missionário realizado pelo casal Robert Reid Kalley e Sarah Poulton Kalley, que chegaram à cidade do Rio de Janeiro, capital do Império do Brasil, em 10 de maio de 1855 para iniciarem nessa no Brasil um trabalho que duraria 21 anos e 57 dias.

No dia 19 de agosto de 1855, foi fundada em Petrópolis/RJ, pelo casal Robert Reid Kalley e sua senhora Sarah Poulton Kalley, a primeira Escola Bíblica Dominical do Brasil, em língua portuguesa, dando assim origem à Igreja Evangélica Fluminense.

O primeiro crente batizado pelo Dr. Kalley foi o português José Pereira de Souza Louro, em 8 de novembro de 1857. Mas foi em 11 de julho de 1858 que ele organizou a primeira igreja evangélica de regime congregacionalista no Brasil: A Igreja Evangélica Fluminense. Foi organizada com 14 membros tendo sido batizado naquele dia o sr. Pedro Nolasco de Andrade, primeiro brasileiro batizado por Kalley.

Diversas datas compõem nosso calendário congregacional anual e dentre elas destacamos algumas:

Março:

2º sábado – Dia do Adolescente Congregacional

Abril: Pascoa

Maio:

10 - Dia do Missionário

Junho:

2º Sábado dia do Oficial Congregacional

Julho:

11 – Dia da Mulher Congregacional

Outubro

Dia 02 Dia do Pastor Congregacional

Novembro

Dia 23 - Dia do Jovem Congregacional

Dia 27 - Dia do Homem Congregacional

Dezembro

2º Domingo - Dia da Bíblia

25 Natal

O verdadeiro sentido do Natal

Kalley voltou para a Escócia em 10 de julho de 1876 e deixou conosco os 28 artigos.

Art. 11º – Da Perversidade do Homem e do Amor de Deus

(1) Hb 4:13 - E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.

Deus vendo a perversidade, a ingratidão e o desprezo com que os homens lhe retribuem seus benefícios e o castigo que merecem.

(2) Ez 33:11 - Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?

cheio de misericórdia compadeceu-se deles; jurou que não desejava a morte dos ímpios

 (3) Rm 5:8,9 - Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

além disso, tomou-os e mandou declarar-lhes, em palavras humanas, sua imensa bondade para com eles; e quando os pecadores nem com tais palavras se importavam, ele lhes deu a maior prova do seu amor

(4) II Co 5: 18-20 - Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.

Deus enviou-lhes Jesus o salvador que os livrou completamente da ruína e miséria, da corrupção e condenação e os restabeleceu para sempre no seu favor.

Datas são ferramentas para organizar a história e manter a chama os fatos acessos em nossos corações.

SEJA BEM VINDO, DEUS NOS ABENÇOE