1 - Nosso Deus é Deus de longe, também de perto e não é indiferente com nossas limitações ou situações.
Ele não é um Deus tirano que espera um furo nosso para nos castigar ou fazer o mal. Deus é amor, é justo e sempre fará tudo cooperar para o bem dos que são seus.
Já desde a criação do mundo Deus se mostrou presente e ao longo de toda a História se revelou à humanidade de várias maneiras:
Na natureza, no monte Sinai, no tabernáculo, nos patriarcas, nos juízes, nos reis, nas profecias e em tantas outras passagens bíblicas Deus nunca nos abandonou. Mas sua maior revelação seria viver conosco aqui em pele, carne e osso.
2 - Jesus é Deus conosco.
Mateus 1:22-23 - Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: 'A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel', que significa 'Deus conosco'.
Deus veio à terra e se tornou um homem - Jesus. Ele nasceu, cresceu, aprendeu uma profissão e viveu como qualquer um de nós, passando por alegrias, sofrimentos, tentações, frustrações, morreu na cruz e ressuscitou. Mas através dele, Deus se fez presente e nos resgatou!
3 - Jesus é Deus que se identifica conosco.
João 1:14 - E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
Jesus entende nossas dificuldades e necessidades porque ele também passou pelas mesmas coisas. Deus se sujeitou às mesmas regras criadas para nós simples mortais.
Jesus também nos mostrou o caráter de Deus. Ele ensina com amor, cuida dos necessitados, cura os doentes, perdoa pecados...
Jesus revela a nós a bondade e sabedoria de Deus, de uma forma que nós podemos entender e em sua humanidade manifestou a glória de Deus.
4 - Jesus voltou ao céu e nos reconectou a Deus.
Atos 1:11 - e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.
Ele não ficou aqui na terra, para nos mostrar mais de Deus. Em vez disso, ele enviou o Espírito Santo, para estar ainda mais próximo de nós. O Espírito Santo é Deus se revelando dentro e através de nós.
5 - Jesus é Deus que habita em nós.
João 14:26 - O Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
2 Timóteo 1:14 - Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós.
Agora todos nós que cremos em Jesus, através do Espírito Santo, podemos tê-lo sempre presente dentro dos nossos corações.