Composição:
Números 1–4: Primeiro censo, deveres sacerdotais;
Números 4–7: deveres sacerdotais, o acampamento, infidelidade e o nazirita, consagração do Tabernáculo;
Números 8–12: levitas, atravessando nuvens e fogo, reclamações, questionamentos sobre a liderança de Moisés;
Números 13–15: relato misto dos espiões e a resposta de Israel, libações, pão, idolatria, fronteiras;
Números 16–18: revolta de Coré, epidemia, botões no cajado de Aarão, deveres dos levitas;
Números 19–21: novilha vermelha, água vertendo da pedra, morte de Miriã e de Aarão, vitórias, serpentes;
Números 22–25: mula de Balaão e a benção;
Números 25–29: Fineias, o segundo censo, herança, o sucessor de Moisés, oferendas e feriados;
Números 30–32: Juramentos, Midiã, dividindo os espólios, terra de Rúben, Gade e metade de Manassés;
Números 33–36: paradas na viagem dos israelitas, instruções para a conquista, cidades para os levitas.
Descrição:
Números é uma edição sacerdotal de um original não-sacerdotal
O quarto dos cinco livros o pentateuco a Torá, a primeira seção da Bíblia hebraica, e do Antigo Testamento cristão. Nome português é derivado do latim "Numeri". Uma referência a citação dos dois censos israelitas.
Números começa no Monte Sinai onde os israelitas haviam recebido suas leis e renovado sua aliança com Deus, que passou a habitar entre eles no Tabernáculo
A tribo de Levi ficou de fora do censo. Moisés consagrou os levitas para o serviço no Tabernáculo no lugar dos primogenitos, que, até então, eram os responsáveis pela tarefa.
Os levitas foram então divididos em três famílias, de Gérson, Coate e Merari, cada uma com um líder. Os coatitas eram liderados por Eleazar e as outras duas por Itamar, os dois filhos de Aarão.
Deus ordena Moisés, ainda no deserto do Sinai, que conte todos os homens com mais de vinte anos que podem lutar e nomeie príncipes para comandar cada uma das tribos. Um total de 603 550 estavam capacitados para o serviço militar.
A população é contada e os preparativos são realizados para reassumir a marcha até a terra prometida, mas logo surgem rumores sobre as dificuldades da viagem e os questionamentos sobre a autoridade de Moisés e Aarão. Por isto, Deus destrói aproximadamente 15 000 deles através de formas variadas.
Moisés reclama da teimosia dos israelitas e recebe a ordem de recrutar setenta anciãos para ajudá-lo no governo. Miriã e Aarão criticam Moisés em Hazerote, o que enfurece a Deus; Miriã é punida com a lepra e fica isolada do acampamento
Ao ouvir o temeroso relato dos expias sobre as condições em Canaã, os israelitas se apavoram e desistem de tomar o território então Deus condena-os todos à morte no deserto e prepara uma nova geração em Moab pronta para cruzar o Rio Jordão.
Os israelitas reclamam, desta vez contra Moisés e Aarão por causa da destruição dos seguidores de Coré, e novamente são punidos: 14 700 morrem numa epidemia.
Miriã morre em Cades Barneia e os israelitas partem para Moabe, na fronteira oriental de Canaã. Lá culpam Moisés pela falta d'água que recebendo a ordem, comanda em desobediência a Deus a pedra em água e é punido não podendo entrar em Canaã.
Aarão morre no monte Hor. Os israelitas mais uma vez reclamam de Deus e Moisés, mas são punidos com "serpentes abrasadoras" e salvos com uma divina serpente de bronze.
Finalmente os israelitas chegam à planície de Moab. Um novo censo é realizado para contar os homens com mais de vinte anos e chega a um total de 601 730; os levitas com um mês ou mais são outros 23 000.
Números conclui narrativas iniciadas no Gênesis e elaboradas no Livro do Êxodo e Levítico de que o povo seria grande (ou seja, seriam numerosos), teriam uma relação especial com Javé, seu Deus, que conquistariam a terra de Canaã. Também demonstra a importância da santidade (tema fundamental do Levítico), sublinhando a consequente distinção entre os desobedientes e obedientes.
Questões:
1 - Fez Moisés uma serpente abrasadora, e pô-la sobre uma haste; se alguém era mordido por uma serpente, quando olhava para a serpente de cobre, vivia.
2 - Os levitas foram então divididos em três famílias, de Gérson, Coate e Merari.
3 - Demonstração importante da disciplina com a consequente distinção entre a desobediência e a obediência.