O ser humano é um ser musical. E esta é uma das principais características pelas quais os seguidores de Jesus são conhecidos. Nossas igrejas investem quantidades consideráveis de recursos humanos, esforços, tempo, energia elétrica, equipamentos e instrumentos musicais para a realização dos nossos cultos congregacionais.
*Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Efésios 1:12
Nada de tudo isso que fazemos teria o menor valor se não fosse para honra, louvor e glória do Senhor, pois afinal é para isso que existimos.
*Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24
Jesus em sua palavra estabeleceu o padrão para o verdadeiro adorador: Devemos praticar em todo lugar, antes, durante e depois dos cânticos desde que seja em espírito e em em verdade pois se faltar algum desses ingredientes nos tornamos adoradores em falsidade.
Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mateus 15:8
Adorar: render-se / prostrar-se
Voce sabia que o fato de estarmos cantando, tocando, atuando, pregando ou declarando Senhor te adoramos, nos prostrando, nos rendendo, não garante que estejamos o adorando porque o coração é o que Ele está sondando.
Atentemos aos princípios para servir a Deus :
O louvor sincero nem sempre é possível expressar. Na verdade, existem diversas forças (celestiais e terrestres, externas e internas) posicionadas pressionando contra, para nos desviar do foco principal, o verdadeiro louvor devido a Deus.
Isso acontece com a nossa música e intenção as vezes desvirtuada, nosso discurso, serviço e viver.
Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
O resultado de ser governado por esses medos e condições é que temos a tendência de acumular nossas pendências, depravações e amordaçar nossa dependência total e gratidão, deixando de entregar a Deus nosso louvor na melhor expressão.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9
(05) cinco condições básicas para servir a Deus com música bíblica néo testamentária.
A - (Letra bíblica)
1 - A palavra de (Cristo habite em vós) ricamente, em toda a sabedoria,
B - ( O que Deus faz)
2 - Explicando e / 3 - advertindo-vos
uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais,
C - (Quem Deus é)
4 - agradecendo e / 5 - louvando
a Deus em vossos corações.
2 - Auxiliar a Explicar / ensinar:
Gênesis, Êxodo, Levitico, Números, Deuteronomio, Josué, Juizes, Rute, Samuel, Samuel, Reis, Reis e Cronicas, Cronicas, Esdras, Neemias, Esther, Jó...
Cantar também é uma forma de auxiliar o ensino e a pregação da palavra na edificação mútua. Pois as Escrituras revelam que a palavra vivificante de Cristo é ministrada dentre o povo de Deus não apenas pela leitura e pregação bíblica, mas também por cantar “salmos, hinos e cânticos espirituais” (Cl 3.16).
Evidentemente, isso não deve substituir a leitura pública da Escritura a pregação e o ensino (1Tm 4.13). Nem Jesus nem os apóstolos pregaram o evangelho cantando-o. Portanto, a palavra cantada auxilia a palavra falada na Igreja, mas é projetada para funcionar como complemento.
3 - Auxiliar a advertir / exortar / proclamar:
Cuidado mãozinha no que pega
cuidado olhinho o que vê
O Salvador do céu
Está olhando pra voce
Cuidado olhinho o que vê.
Não obstante, o canto da poderosa Palavra de Deus é extremamente importante e excepcional. Este fato nem sempre tem sido adequadamente apreciado e valorizado em algumas igrejas.
Esta não foi a visão do apóstolo Paulo. Ele enfatizou fortemente a função de ensino do canto congregacional. Porque além de louvar e orar, quando cantamos juntos estamos instruindo e exortando uns aos outros.
Certamente o canto congregacional é essencial para a vida espiritual e saúde da igreja. As canções que cantamos são frequentemente lembradas por muito tempo depois de sermões serem esquecidos.
4 - Auxiliar a orar, agradecer:
Por tudo que tens feito
Por tudo que vais fazer
Por tuas promessas
E tudo que és
Eu quero te agradecer
Com todo meu ser
Te agradeço meu Senhor
Te agradeço por me libertar e salvar
Por ter morrido em meu lugar
Te agradeço, Jesus te agradeço
Te agradeço.
Existem diversas partes da Bíblia que podem ser cantadas como orações), mas as próprias Escrituras não nos restringem a cantar e orar somente Elas. Devemos nos sentir livres para cantar novos canticos ou extrair do rico patrimônio histórico, recursos musicais e litúrgicos desenvolvidos por gerações anteriores para nos ajudar em nossa liturgia.
Quando estamos cantando também estamos pedindo coisas a Deus em nossas músicas, tanto pessoal como corporativamente. No entanto, é claramente bom estarmos cientes do que estamos fazendo e do que estamos dizendo, para orar e cantar com nossas mentes totalmente engajadas.
Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
1 Coríntios 14:15
5 - Auxiliar a louvar: (bendizer, elevar, elogiar, enaltecer, engrandecer, exaltar, glorificar...)
Não há outro
Não há Deus além de ti
Não há outro
Nada se compara a ti
Todo o joelho se dobrará
Toda língua confessará
Que só tu és Senhor
Só tu és Senhor
Majestoso Deus!
Majestoso!
Só tu és Senhor!
Ouro igual não há!
Só tu és Senhor!
Santo!
Não há como negar que o canto é uma forma vital de auxilio no louvor, enquanto louvar não se reduz somente a cantar. Em nossos cânticos, cantamos ao Senhor, bendizendo o seu nome, declarando a sua glória. Muitas vezes fazemos as duas coisas ao mesmo tempo. Porque até quando estamos cantando sobre o Senhor para outros, ele está presente para receber a sua glória.
Cantar louvores de Deus é ordem nas Escrituras e esses mandamentos têm relevância permanente.
Ex 15.21 / Sl 147.1, 7 / 149.1, 5 / Sf 3.14 / Zc 2.10 / Tg 5.13).
A vontade de Deus é que o adoremos de forma que também se edifique aos que estão a nossa volta (1Co 14.19). Assim, o propósito de Deus é que devemos louvá-lo “de todo o coração”
(Sl 9.1 / 86.12 / 111.1 / 138.1 / Ef 5.19),
Somente a Deus tributemos o verdadeiro louvor
(Sl 7.17; 18.3; 147.1),
Ele exige isso (Sl 47).
O Deus que reteve nada de nós, nem mesmo o seu único Filho, receba toda a nossa verdadeira adoração.