1) Deus onisciênte (v. 1-6):
*O Deus que conhece todas as coisas acerca de nós, nossos movimentos, pensamentos e nossas palavras antes de proferirmos. Conhece nossa vida como jamais outro alguém poderia conhecer.
2) Deus onipresente (v. 7-12):
*Não há como fugir da presença do Deus onipresente. Ele nos acompanha seja onde quer que formos. Não há esconderijo ou distancia que o impeça de vir a quem Ele deseja cercar por todos os lados.
3) Deus onipotênte(v. 13-18):
*Fomos formados e criados pelo poder do onipotente Deus e nossos dias por Ele estão determinados. Não há como escapar do criador que formou nosso interior ainda no ventre de nossa mãe. É inútil tentar nos desviar de sua rota. Ao contrário, devemos reconhecer, nos entregar e agradecer que nossa vida esteja sempre completamente segura em suas mãos.
4) Deus providente (v. 19-24): O salmista como profundo conhecedor dos atributos divinos nos convoca a repudiar o pecado, seja em nossa vida como na vida das outras pessoas. Deus é quem sonda os corações, condena os vís transgressores mas perdoa, salva e aperfeiçoa pecadores que confiam nele guiando-os pelo seu caminho que é perfeito, reto e eterno.
5) Filhos inconsistentes.
*Um bebê que começa a dar os seus primeiros passos ou mesmo quando começa interagir com os objetos à sua volta, mostra beleza no seu agir, porém em seu afã de aprendiz buscará por vezes alternativas impróprias para realizar seus objetivos.
*Independente de idade, alguns filhos mesmo conhecendo a verdade querem pagar pra ver, recorrendo por conta a alternativas incertas na vida. Mas quando entendem que somente atitudes certas geram bons frutos, aprendem que caminhar certo é o propósito do céu para conosco.
*Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. (Lucas 15:10)
6) Filhos inconsequentes.
*Estamos todos suscetíveis ao erro, fazer o bem é uma questão de atitude porém se errarmos devemos ter a humildade de reconhecer o erro e retornar a direção, rever, repensar, recuperar, recomeçar... Esse prefixo Re é um elemento que designa refazer, reagir, repetir, retomar...
*Uma das Histórias mais conhecidas da Bíblia é a do filho pródigo (Lc 15:11-32). Esse filho é um dos maiores exemplos de alguém que refez a rota. A maior mensagem que Jesus deixou ao contar essa parábola foi: “Não importa o que você fez, apenas volte para casa"!
7) Filhos imprudentes.
*Todo recomeço vai exigir esforço. Essa é uma das consequências de quem escolheu o erro, a distração, a precipitação, a ansiedade, a teimosia... Mas olha o que Deus diz em (Josué 1:7,8):
*”Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.
*Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.”
8) Filhos resilientes.
*Muitas vezes, fazemos nossos planejamentos e somos surpreendidos com os planos de Deus. No entanto, quando entendemos que o Rei do universo é Ele e não nós, cada dia mais e mais amadurecemos.
*Deus não tem plano B a nosso respeito quando erramos seu caminho. Mas, de acordo com a sua Palavra, mais resilientes ficamos quando a ele nós buscamos.
*Através dos salmos e tantas outras Historias da biblia, podemos aprender mais de Deus e seu soberano poder quando o adoramos incondicionalmente. Ex.:
*Daniel, seus amigos e tantos outros que escolheram Deus diante das dificuldades da vida.
*Jó que após viver experiências incríveis conclui seu diálogo dizendo:
*“Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”. (Jó 42:2)
*Abraão que em obediência a Deus, entregou seu único filho por sacrifício vivo. Gn. 22:1-14
*E principalmente como filho divino humano Jesus que viveu sua vida a caminho da cruz: Venha o teu reino, seja feita a tua vontade... (MT. 6:10)