1 - Cristo é o fundamento da sua Igreja.
Quando Jesus diz “esta pedra”, não refere-se a Pedro, mas à verdade
pronunciada por Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. É sobre
esta verdade que a Igreja irá subsistir, a obra do Filho de Deus.
O próprio Pedro, refletindo sobre esta verdade, está nos esclarecendo em sua primeira epístola.
E Paulo que vem nos confirmando em sua carta aos Efésios.
2, 3 - O Congregacionalismo:
Surgiu do movimento separatista na Inglaterra onde o Rei Eduardo VIII a partir do século XVI estatizou as Igrejas Romanas locais.
Com o efeito da Reforma Protestante a população acessou à Bíblia que fora traduzida para seu idioma. Então os crentes independentes adotaram os princípios democráticos de congregações autônomas do Novo Testamento, questionando os erros doutrinários que impedia o sacerdócio universal dos crentes na Igreja Romana e agora na Igreja estatizada Inglesa também passou a permitir o divórcio, diferente das orientações bíblicas.
Esses Crentes independentes mesmo ainda sem nomenclatura, em 1.592 fundaram a primeira Igreja Congregacional em Londres e fortemente perseguidos tiveram seus pastores mortos um ano depois.
Mesmo sendo perseguidos os puritanos persistiram e ainda que um pouco diferenciados dos nossos principios denominacionais, fundaram a Primeira Igreja Evangelica Congregacional em 1.629 na Cidade de Salem nos Estados Unidos da América.
O Congregacionalismo desembarcou no Brasil, Rio de Janeiro em 10/05/1855 com Dr. Robert R. Kalley e Sua Esposa Sara Pouton que em:
19/08/1855: Iniciaram sua missão com EBD em Petropolis.
11/07/1858: Fundaram a Igreja Evangélica Fluminense em Niteroi.
19/10/1873: Igreja evangélica Pernambucana em Pernambuco.
10/07/1876: Retornaram para Inglaterra Dr. Kaley e Sara, deixando com os irmãos no Brasil os 28 Artigos como nossa síntese doutrinária denominacional e dentre eles destacamos:
4 - Artigo 20 - Deveres do crente
Artigos 24, 25, 26 - Lei cerimonial e ritos cristãos.
Ordenança Congregacional
A palavra vem do latim, de ordo(inis), relativa a ordinari, "ordenar". Daí, é que se deriva a palavra ordinans(antis), "ordenança", significando "uma regra autoritária, um decreto, uma lei, um rito religioso, uma disposição ou posição, um desígnio"
Quando alguém cria no Deus de Abraão e desejava fazer parte do povo de Deus, precisava ser circuncidado. A circuncisão era o sacramento de ad-missão na igreja visível. O batismo substituiu a circuncisão na igreja do Novo Testamento. O batismo tem a mesma função da circuncisão: sinalizar, testemunhar publicamente uma mudança interior e inserir o novo discípulo na igreja visível. Paulo chama o batismo cristão de “circuncisão de Cristo” (Cl 2.11,12).