Eclesiologia Congregacional

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1 - Cristo é o fundamento da sua Igreja.

 

Quando Jesus diz “esta pedra”, não refere-se a Pedro, mas à verdade pronunciada por Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. É sobre esta verdade que a Igreja irá subsistir, a obra do Filho de Deus.

 

O próprio Pedro, refletindo sobre esta verdade, está nos esclarecendo em sua primeira epístola.

 

E Paulo que vem nos confirmando em sua carta aos Efésios.


2, 3 - O Congregacionalismo:

Surgiu do movimento separatista na Inglaterra onde o Rei Eduardo VIII a partir do século XVI estatizou as Igrejas Romanas locais.


Com o efeito da Reforma Protestante a população acessou à Bíblia que fora traduzida para seu idioma. Então os crentes independentes adotaram os princípios democráticos de congregações autônomas do Novo Testamento, questionando os erros doutrinários que impedia o sacerdócio universal dos crentes na Igreja Romana e agora na Igreja estatizada Inglesa também passou a permitir o divórcio, diferente das orientações bíblicas.


Esses Crentes independentes mesmo ainda sem nomenclatura, em 1.592 fundaram a primeira Igreja Congregacional em Londres e fortemente perseguidos tiveram seus pastores mortos um ano depois.


Mesmo sendo perseguidos os puritanos persistiram e ainda que um pouco diferenciados dos nossos principios denominacionais, fundaram a Primeira Igreja Evangelica Congregacional em 1.629 na Cidade de Salem nos Estados Unidos da América.
 

O Congregacionalismo desembarcou no Brasil, Rio de Janeiro em 10/05/1855 com Dr. Robert R. Kalley e Sua Esposa Sara Pouton que em:

19/08/1855: Iniciaram sua missão com EBD em Petropolis.

11/07/1858: Fundaram a Igreja Evangélica Fluminense em Niteroi.

19/10/1873: Igreja evangélica Pernambucana em Pernambuco.

10/07/1876: Retornaram para Inglaterra Dr. Kaley e Sara, deixando com os irmãos no Brasil os 28 Artigos como nossa síntese doutrinária denominacional e dentre eles destacamos: 

4 - Artigo 20 - Deveres do crente


Artigos 24, 25, 26 - Lei cerimonial e ritos cristãos.

 

 Ordenança Congregacional

A palavra vem do latim, de ordo(inis), relativa a ordinari, "ordenar". Daí, é que se deriva a palavra ordinans(antis), "ordenança", significando "uma regra autoritária, um decreto, uma lei, um rito religioso, uma disposição ou posição, um desígnio"


Os evangélicos em geral aceitam apenas dois sacramentos ou ordenanças, deixados por Cristo, que são o batismo (cf. Mc 16.16) e a Santa Ceia (Lc 22.17-21; 1 Co 11. 24,25), que em si não transmitem graça ao participante dos mesmos, sendo, contudo, expressões representativas da obediência dos mesmos à vontade de Deus.

Sacramento Presbiteriano
Consubstanciação
A crença é que as substâncias do corpo e do sangue de Cristo se unem à substância do pão e do vinho.
 
A igreja no Antigo Testamento celebrava dois sacramentos: a circuncisão e a páscoa. No Novo Testamento, a circuncisão é substituída pelo batismo e a páscoa pela ceia do Senhor (Mt 26.26-30).

Quando alguém cria no Deus de Abraão e desejava fazer parte do povo de Deus, precisava ser circuncidado. A circuncisão era o sacramento de ad-missão na igreja visível. O batismo substituiu a circuncisão na igreja do Novo Testamento. O batismo tem a mesma função da circuncisão: sinalizar, testemunhar publicamente uma mudança interior e inserir o novo discípulo na igreja visível. Paulo chama o batismo cristão de “circuncisão de Cristo” (Cl 2.11,12).
Sacramento Católico
Transubstanciação
A crença é que a substância do pão e do vinho são transformadas na substância do corpo e do sangue de Jesus.
 
Pesquisa: Dca Isabel e Pb. Wanderson

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