Três pontos que fizeram Abraão brilhar:
Ponto 1: A obediência pela fé:
O plano perfeito
Gênesis 12:1-4: Deus dá a ordem
("Sai da tua terra...")
A obediência imediata de Abraão, sem as garantias que nós muitas vezes exigimos hoje, é um poderoso testemunho de fé.
Ele não esperou que todas as peças do quebra-cabeça se encaixassem para se mover.
Abraão, sem questionar, partiu terra prometida!
Gênesis 15:6: Diz que a fé de Abraão lhe foi "imputada como justiça". Isso mostra que a obediência decorrente da fé, agradou a Deus que pela sua graça o justificou diante d'Ele.
Abraão "brilhou" porque sua fé não era passiva; ela se manifestava em atitudes onde o seu primeiro e grande acerto foi Obedecer à voz de Deus, mesmo sem saber os detalhes do Seu plano.
Ponto 2: A perseverança pela fé:
Gênesis 13:14-18: Depois da separação de Ló, Deus renova a promessa a Abraão que mesmo possuindo a promessa, caminhava por ela com fé que se apega à Palavra de Deus e não em seus bens materiais ou circunstâncias visíveis.
Abraão se identificava como "forasteiro e peregrino" na terra, morando em cabanas e assentamentos temporários, Ele "habitou na terra da promessa, como se estivesse em terra alheia".
Abraão foi perseverante. Ele não apenas obedeceu e partiu, mas também permaneceu na promessa, mesmo quando a realidade física parecia contradizer as palavras de Deus. Ele aguardava a verdadeira e gloriosa herança que está no por vir.
Ponto 3: A visão pela fé:
Hebreus 11:13-16: Abraão e os outros heróis da fé "confessaram que eram estrangeiros e peregrinos nesta terra". Eles não buscavam uma pátria terrena, mas uma superior. Essa visão os impulsionou a viverem de forma diferente.
Filipenses 3:20: "A nossa pátria não está aqui". Nossos acertos, nosso brilho como cristãos vêm de vivermos com a perspectiva de que nossa verdadeira casa e herança estão guardadas com nosso Deus.
Abraão brilhou intensamente crendo, perseverando e demonstrando uma visão superior a sua realidade local. Ele caminhava com os pés aqui no chão com os olhos focados no céu, aguardando a cidade fundamentada pelo maior artífice e construtor do universo que é Deus".
Conclusão e Aplicação:
Para "brilharmos como Abraão, precisamos no mínimo:
Obedecer: Dando o primeiro passo de fé, mesmo que o caminho à frente não esteja claro completamente.
Perseverar: Mantendo-nos firmes nas promessas de Deus, mesmo quando as dificuldades aparecem e a espera se faz longa demais.
Ter visão superior e eterna: Vivendo com a consciência de que esta vida é uma jornada, estamos aqui mas não somos daqui e o nosso verdadeiro lar está com Deus a nos aguardar no eterno por vir.
Paz!
Preletor: Pb. Wanderson Silva