Exodo 2: 1 - 10
“No Cesto de Deus”.
Ele cuida bem dos que são seus fortalecendo a fé, mesmo em meio ao perigo e incertezas, os faz permanecer seguros sendo conduzidos ao cumprimento do propósito Divino.
Assim como Jesus, o nascimento de Moisés aconteceu num tempo de opressão e medo com Faraó tentando apagar a luz alheia, decretou a morte de todos os meninos hebreus.
O que parecia ser o fim para Moisés, para Deus era somente o início de uma história de livramento que Ele já havia escrito:
I. NO CESTO DA PROVAÇÃO (Êxodo 2:1-4)
“…tomou para ele um cesto de juncos, e o betumou com betume e com pez; e pondo nele o menino, o pôs nos juncos à margem do rio.”
O cesto nasceu de uma situação de prova extrema.. uma mãe tendo que colocar o próprio filho no rio para não vê-lo morto.
O rio era símbolo de morte, mas o cesto mostrava fé; Joquebede precisou confiar que Deus guardaria onde ir ela não podia.
Toda provação nos coloca diante da escolha entre o medo e a fé. Joquebede se lançou e confiou na mão de Deus o que mais amava: sua Familia, seus projetos, ministério devem render toda honra e glória a Deus eternamente, amem?.
II. NO CESTO DA PROVIDÊNCIA (Êxodo 2:5-6)
“E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio; e… viu o cesto no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que o tomou.”
O que parecia acaso era a mão de Deus movendo as peças certas do quebra cabeça no momento exato.
A providência divina transforma até os instrumentos do inimigo em recursos de salvação; a filha de Faraó se torna parte do plano de Deus para libertação.
“Deus usou as lágrimas de um bebê para brilhar e controlar o coração de uma princesa poderosa. Usou as palavras de Miriã a fim de providenciar para que o bebê fosse criado por sua mãe e ainda recebesse por isso!”
Quando estamos no cesto de Deus, não andamos por sorte, mas pela PROVIDÊNCIA de um Pai que move céus e terra pelos Seus filhos.
III. NO CESTO DO PROPÓSITO (Êxodo 2:9-10)
“Disse-lhe a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei o teu salário… e o menino tornou-se filho da filha de Faraó… e chamou o seu nome Moisés…”
Deus não preserva apenas vidas.. Ele preserva propósitos.
O mesmo cesto que parecia frágil foi o instrumento que carregou o maior líder de Israel.
Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito. Êxodo 3:10
CONCLUSÃO:
O cesto de Moisés é um lembrete de que a mão de Deus está presente para nos fazer brilhar, mesmo quando tudo tenta nos apagar.
- No cesto de Deus, há provação que fortalece a fé.
- No cesto de Deus, há providência que guia cada detalhe.
- No cesto de Deus, há propósito que nos leva a brilhar além do que podemos imaginar.
Confiemos e brilhemos com Jesus: se o nosso cesto está nas mãos de Deus, nada pode nos tirar do plano que Ele tem para realizar.
Preletora: Dcª. Isabel Silva