Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.”
Quando Moisés enviou os espias a Canaã, a terra prometida, os homens voltaram e trouxeram a informação de que a terra era realmente maravilhosa, que manava leite e mel. Até aí, todos concordavam.
No entanto, eles continuaram: “Ela é cheia de gigantes, povos poderosos, cidades fortificadas. Eles são muito mais fortes do que nós...”, ou seja, para nós, é impossível conquistá-la!
No meio de tantos homens descrentes, que não se lembravam do que Deus tinha prometido a eles e que ignoravam todos os milagres que tinham presenciado no deserto evidenciando o poder de Deus, Calebe se levantou para declarar justamente o contrário: “Nós podemos conquistá-la. Em Deus, nós podemos!”.
É interessante pararmos para analisar que, assim como este grupo de homens, nós também estamos diante de situações desafiadoras em todo tempo. Situações em que olhamos os gigantes, obviamente aparentemente maiores do que nós, e dizemos: “Não dá!”. A nossa carne sempre vai dizer “Não dá!”, mas o nosso espírito diz: “Sim, dá!”.
Qual foi a diferença entre a cena que aqueles homens enxergaram e a que Calebe e Josué viram? Aqueles homens olharam e declararam o que viram com seus olhos naturais, enquanto Calebe relatou o que ele cria que aconteceria por causa do poder e da fidelidade de Deus!
Mude a sua perspectiva sobre as situações. Não espere que as circunstâncias cooperem para que você creia. Veja pela fé. Se você olhar e colocar o seu ânimo onde você vê com seus olhos físicos, você desistirá.
De que lado você quer estar? Daqueles que voltam dizendo que é impossível conquistar a terra ou do lado dos que creem nas promessas, como Josué e Calebe, e são abençoados com a vitória? Decida crer!